As marmitas congeladas são uma alternativa interessante para manter a alimentação saudável e poupar tempo no preparo de refeições diariamente, você pode assim evitar o gasto de comer fora ou pedir comida e ainda garante uma refeição saudável, caseira e rica em nutrientes.
No entanto, para começar a preparar marmitas congeladas e ter mais praticidade, é importante saber a maneira correta de fazer isso. Dessa forma você não perde tempo e garante uma refeição com os sabores e texturas corretas. Para iniciar essa prática é importante se organizar e entender melhor sobre alguns alimentos e características de preparo, vamos começar?
1- Separe um dia da semana para fazer as marmitas
Quando o assunto é comer bem, a organização é primordial. Se você reparar, quando não nos planejamos para cozinhar temos refeições pouco nutritivas porque acabamos recorrendo ao que tem de mais prático na geladeira ou ao aplicativo de delivery. A partir de agora você poderá preparar todo o cardápio da semana em apenas um dia. Separe na sua agenda o dia mais tranquilo para você, que pode ser o fim de semana, e se organize para ter todos os itens necessários.
2- Organize e providencie os ingredientes do cardápio
A melhor forma de não deixar faltar nenhum ingrediente justo na hora de cozinhar as marmitas congeladas da semana é montando um cardápio prévio, uma lista de compras mesmo. Estipule três ou quatro pratos que deseja preparar e anote os ingredientes que cada um deles leva. Então, vá no mercado e compre todos eles. Na hora de começar a cozinhar, outra dica legal é separar todos os ingredientes de uma vez para higienizar e picar. Tendo todo mise en place pronto, você ganhará muito tempo na hora da preparação. Outro ponto importante é a embalagem, sugiro as de vidro herméticas, plástico bpa free (livre de substâncias tóxicas) lavável ou descartável (mas essa opção acaba não sendo muito amiga do meio ambiente!). Lembrando que essas embalagens precisam ser próprias tanto para freezer quanto para micro-ondas. Congeladas, as marmitas duram até 30 dias, então se organize para consumir dentro do prazo e não perder a qualidade dos alimentos.
3- Cuidado com alimentos que não podem ser congelados
Na hora de definir os pratos da semana, tenha cuidado para não escolher alimentos que não ficam bons depois de congelados. Um exemplo são os laticínios como creme de leite e iogurte, que acabam ficando com consistência diferente ao descongelar.
Ovo também não fica legal e nem verduras para salada, que ficam murchas depois de sair do freezer. Se você for comer salada de alface com rúcula, por exemplo, mantenha esses itens frescos na geladeira e consuma em até 5 dias. Deixe para temperar na hora da refeição para aumentar a durabilidade. Já as ervas que vão ser usadas cozidas, por exemplo, podem ser congeladas, como salsinha e coentro. Elas podem ir direto do freezer para um molho de tomate caseiro sem perder o sabor. Outro alimento que não pode ser congelado é o queijo branco. Por ser muito rico em água, quando é descongelado perde suas propriedades e fica com textura diferente e nada agradável.
4- Cozinhe os alimentos ao dente
Quando montamos marmitas congeladas, precisamos descongelá-las no micro-ondas ou banho-maria antes de comer, certo? Ambos os processos provocam cozimento dos alimentos que, por esse motivo, devem estar al dente. Se você cozinhar as massas e legumes no ponto certo antes de congelar, elas podem ficar moles demais e até desmanchar na hora de esquentar. Então, fique atento (a)! Retire os alimentos do fogo quando ainda estiverem um pouco duros para que cheguem no ponto certo na hora de comer. Saiba que vegetais refogados ou cozidos e carnes ao molho são excelentes opções para marmitas congeladas porque continuam deliciosos, com gostinho de comida fresca. Então aposte em carne moída, carne ensopada, frango desfiado ou cozido com molho e até peixe para comer ao longo dos dias. Abobrinha, abóbora, cenoura, vagem, brócolis e outros vegetais cozidos também são ótimas alternativas.
5- Faça o descongelamento corretamente
Não deixe a marmita descongelar em temperatura ambiente para evitar o risco de contaminação. A maneira correta de fazer isso é deixando na geladeira na noite anterior, então a refeição estará pronta para ser esquentada no banho-maria ou micro-ondas na hora do almoço. Caso não tenha tempo de descongelar na geladeira, é possível levar a marmita congelada diretamente para o micro-ondas. Nesse caso, apenas considere uns minutos a mais até que a comida fique totalmente quente.
Seguindo essas recomendações, os alimentos e quantidades descritos no seu plano alimentar sua alimentação certamente será saudável e nutritiva estando você onde estiver e ainda de quebra vai ter mais tempo para fazer algo que gosta, ou apenas descansar. Só benefícios não é mesmo?
Comments