top of page
Foto do escritorAriana Brito

Não, o sódio não é sal!


Muitas pessoas ainda fazem confusão, relacionando o sódio somente ao sal ou a alimentos salgados. Não é bem assim ,o sódio é um elemento químico ,e o sal de cozinha que conhecemos é formado por minerais de sódio e cloreto, ou seja , o sal de cozinha é denominado cloreto de sódio, e sim ele faz parte de sua composição, mas não significa que são a mesma coisa.


É importante ressaltar que o sódio tem papel importante no funcionamento do organismo ,como equilibrar os líquidos corporais, juntamente com o potássio e cloreto, fazer a manutenção do equilíbrio ácido básico, excitabilidade de músculos para que haja a contração muscular e controlar a pressão osmótica(manutenção do funcionamento adequado de nossas células).


Cerca de 35% a 40% do total de sódio do organismo está no esqueleto. A principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular (que fica fora de nossas células), bem como o volume de plasma sanguíneo. Também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular.


Quanto de sódio é recomendado consumir por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é consumir diariamente 2 gramas de sódio no máximo. Pois embora hajam benefícios ,quando há um consumo excessivo o sódio passa a ser perigoso, seu excesso na corrente sanguínea altera a funcionalidade das artérias e veias ocasionando o aumento da pressão arterial (hipertensão),provoca a perda de cálcio dos ossos favorecendo a osteoporose além de aumentar a concentração de minerais na urina facilitando a formação de cristais que podem comprometer o funcionamento renal ,e causa um aumento da retenção hídrica resultando em elevação do peso corporal além de estar geralmente presente em alimentos altamente calóricos e viciantes promovendo o risco de obesidade.


Um dos papéis para se prevenir de todos esses riscos ,deve-se evitar consumir alimentos que são ricos desse elemento, encontrado em altas concentrações em alimentos industrializados (tanto salgados como doces ,atenção!),verificando a tabela nutricional é possível saber sua quantidade sendo considerado “baixo teor de sódio”, quando o alimento e ou produto possui 80 mg em 100 g de produto e “baixíssimo teor de sódio” quando possui 40 mg também em 100g ,conheça agora alguns dos que possuem alta quantidade desse mineral :


1. Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsicha;

2. Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum;

3. Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso;

4. Temperos prontos como arisco, sazón, aji-no-moto, catchup, mostarda, maionese;

5. Sopas, caldos e refeições já preparadas;

6. Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas;

7. Bolachas e bolos processados;

8. Fast-food, pizzas ou batatas fritas;

9. Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, coxinha;

10. Manteigas e margarinas.


E mais uma vez ,se faz necessário alertar e incentivar o consumo de alimentos naturais, preparações caseiras e evitar ao máximo os industrializados ,a fim evitar o consumo excessivo não só do sódio mas também de todos os aditivos prejudiciais sempre presentes nesses alimentos.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page