top of page
ariananutricao

Ômega 3, será que serve para mim?


O ômega 3, também conhecido como “óleo de peixe”, é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura saudável necessária para que o organismo realize diversas funções. Como não é produzido pelo corpo, devemos obtê-lo por meio da alimentação. Ele é encontrado em peixes que vivem em águas profundas, como:


· Anchovas

· Linguado

· Ostra

· Salmão

· Sardinha

· Truta

· Atum

· Arenque

· Cavalinha


Quais seus benefícios?


Cérebro e memória


O ômega 3 é um nutriente importante para a constituição e fluidez das membranas cerebrais. Ele as protege contra lesões ocasionadas pela idade avançada.


Ação anti-inflamatória


A inflamação é uma resposta natural do organismo a infecção e outros danos. Portanto, é vital. No entanto, a inflamação pode persistir por muito tempo, tornando-se crônica e, portanto, prejudicial.

Como o ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a tratar condições que envolvem inflamações crônicas, como a artrite reumatoide e a obesidade, que também é considerada uma doença inflamatória por causa da inflamação de células adiposas.


Saúde dos olhos


O DHA é um componente importante da retina, a parte do olho responsável pela formação de imagens. Quando o DHA está em falta no organismo, podem surgir problemas como a degeneração macular, uma estrutura localizada na parte posterior do olho, responsável pela acuidade visual.


Para pessoas obesas ou com sobrepeso


O excesso de tecido adiposo corporal não serve apenas como depósito inativo. Ao contrário, ele é uma fábrica biologicamente ativa, que bombeia para o organismo um fluxo constante de mediadores inflamatórios. Assim, a suplementação com ômega-3 atua na redução do processo inflamatório observado em pessoas obesas ou com sobrepeso. Segundo as pesquisas, isso diminui os riscos de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.


Para praticantes de atividades físicas


Para quem pratica esportes e atividade física, é importante saber que pesquisas mostram que o ômega 3 pode diminuir danos musculares após treinos de resistência. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, dores nas articulações e inflamações.





Por que suplementar?


O que dá para dizer com segurança é que duas porções de peixe por semana podem reduzir o risco de evento cardiovascular e mortalidade, isso está mais que evidente na literatura científica. Ou seja, os alimentos – em especial os pescados – ainda são os melhores veículos para fornecer ao organismo EPA e DHA, as versões de ômega-3 mais vantajosas à saúde.

Agora, há situações específicas em que o uso das cápsulas de óleo de peixe faz sentido, para quem está com triglicérides alto, acima de 500 mg/dl ou possui histórico de hipertrigliceridemia ou quem não tem regularidade no consumo dos peixes ricos desse nutriente. Detalhe: ele serve como um coadjuvante (e não ator principal) no plano para baixar as taxas. Nesses casos então, a suplementação vai garantir excelentes resultados, essa prescrição sempre deve ser feita e orientada por um(a) nutricionista.




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page